Vacina

Prematuros

Prematuros são os bebês que nasceram antes das 37 semanas de gestação.

O Palivizumabe não é uma vacina e sim uma imunoglobulina (anticorpo) na qual sua aplicação protege os prematuros contra as formas graves da infecção causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR). O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) pode causar problemas graves em bebês prematuros, cardiopatas ou com problemas crônicos no pulmão, como quadros complicados de bronquiolite e pneumonias.

Indicação

Para bebês prematuros nascidos até a 29ª semanas de gestação, as doses devem ser ministradas mensalmente até o bebê completar 1 ano de vida. Os bebês que nasceram, entre a 29º e 32ª semanas de gestação, devem tomar mensalmente, até o sexto mês de vida.

Para portadores de doenças cardíacas e pulmonares, nos dois primeiros anos de vida, independentemente da idade gestacional.

Contraindicado caso ocorra reações alérgicas a doses anteriores do produto.

A vacina contra o Haemophilus influenzae tipo b (Hib) ajuda a proteger contra infecções bacterianas decorrentes do Hib, como a pneumonia e a meningite.

Indicação

A administração da vacina é recomendada para bebês a partir dos 2 meses de vida, até 5 anos de idade. O esquema vacinal inicial é de três doses com intervalos de dois meses, havendo reforços com 1 ano e 5 meses e um reforço em pré-escolares. A duração da imunidade é por toda a vida.

A vacina Hib também é recomendada para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas que aumentam o risco para doenças por Hib: ausência de baço ou disfunção nesse órgão; antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea; após quimioterapia; entre outras.

Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia provocada por qualquer componente da vacina ou por dose anterior.

A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) garante proteção contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).

Indicação:

A vacina contra Tuberculose deve ser aplicada, em dose única, o mais precoce possível, de preferência ainda no berçário, caso o bebê prematuro pesar menos de 2kg, deve-se esperar até que ele atinja o peso ideal para ser vacinado. Também é indicado que pessoas, independente da idade, mas que convivam com portadores de hanseníase, se vacinem.

Contraindicado para pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação e prematuros, até que atinjam 2 kg de peso.

A vacina hepatite B protege contra uma infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B.

Indicação:

A vacina hepatite B é indicada para todas as pessoas independente da faixa etária. Aos bebês prematuros com peso inferior a 2 kg, deve ser aplicada a vacina em quatro doses.

Em crianças, a vacina deve ser aplicada logo após o nascimento, para prevenir hepatite crônica e mais três doses, no 2º, 4º e 6º mês de vida, respectivamente, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam os esquemas de quatro doses (adotado pelo PNI) ou de três doses: ao nascimento e aos 2 e 6 meses de vida.

Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados, no primeiro ano de vida, o PNI, a SBP e a SBIm recomendam três doses, com intervalo de um ou dois meses, entre primeira e a segunda doses e de seis meses, entre a primeira e a terceira.

Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia com qualquer componente da vacina ou com dose anterior, ou em pessoas que desenvolveram púrpura trombocitopênica, após dose anterior de vacina com componente hepatite B.

A vacina rotavírus combate infecções gastrointestinais causadas pelo Rotavírus, uma das principais causas de diarreia grave entre as crianças.

Indicações

A vacina Rotavírus é indicada a bebês de 6 semanas a 8 meses. A primeira dose deve ser, obrigatoriamente, aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias e a última dose até os 7 meses e 29 dias.

Contraindicado para bebês fora da faixa etária indicada (6 semanas a 7 meses e 29 dias); com deficiências imunológicas por doença ou uso de medicamentos que causam imunodepressão (diminuição em grau variável da resposta imunológica); com alergia grave (urticária disseminada, dificuldade respiratória e choque anafilático) provocada por algum dos elementos da vacina ou por dose antecedente da mesma; e com doença do aparelho gastrintestinal ou história prévia de invaginação intestinal.

A vacina tríplice bacteriana acelular infantil (DTPa) é uma forma de prevenção de três doenças infecciosas: difteria, tétano e coqueluche.

Indicação:

A vacina DTPa é indicada para crianças menores de sete anos, mesmo que já tenha tido difteria, tétano ou coqueluche. Crianças de 2, 4 e 6 meses devem tomar a primeira dose, seguida da segunda dose entre 12 ou 18 meses. E para todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da saúde.

Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia causada por algum componente da vacina, ou após a administração de dose anterior.

A vacina tríplice bacteriana de células inteiras (DTPw) previne contra difteria, tétano e coqueluche.

Indicação:

A vacina DTPw é indicada para todas as crianças até 7 anos de idade, mesmo as que já tiveram tétano, difteria e coqueluche.

Contraindicada para pessoas com mais de 7 anos de idade e/ou crianças que apresentaram, após a aplicação de vacina DTPw ou combinada a ela, episódio hipotônico-hiporresponsivo – EHH (palidez, perda de tônus muscular e consciência) nas primeiras 48 horas após a aplicação; convulsões nas primeiras 72 horas; reação anafilática, nas primeiras duas horas e encefalopatia aguda, nos sete dias após a vacinação.

As vacinas Penta Acelular (DTPa/VIP/Hib) e a Hexa Acelular (DTPa/VIP/Hib/HB) são indicadas para imunização ativa de crianças, a partir de dois meses de idade até menores de sete anos e protege contra a difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Indicação:

As vacinas são indicadas para crianças, a partir de 2 meses de idade e podem ser aplicadas até os 7 anos.

Contraindicada para maiores de 7 anos. Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias seguintes à aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis. E que apresentaram anafilaxia a qualquer componente da vacina.

A VPC (vacina pneumocócica conjugada) ajuda a proteger contra a doença pneumocócica, que pode evoluir para pneumonia, otite média, meningite e outras doenças causadas pelas bactérias pneumocócicas.

Indicação:

A vacina conjugada contra o pneumococo é indicada para todos os bebês, a partir de 02 meses de idade, no esquema habitual de 03 doses, respeitando-se o intervalo de dois meses, entre as mesmas, e com posterior dose de reforço aos 15 meses de idade. Também é indicado para crianças, a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas e para maiores de 50 anos.

Contraindicado para pessoas que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.

A vacina poliomielite protege a criança de 3 tipos diferentes do vírus que causam essa doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.

Indicação:

A vacina contra a poliomielite deve ser aplicada no bebê em três doses, aos 02 meses, aos 04 meses e aos 06 meses de idade. Há ainda dois reforços: entre 15 e 18 meses e entre 04 e 06 anos.

Contraindicado para crianças com o sistema imunológico enfraquecido, causado por doenças como AIDS, câncer ou após transplante de órgãos, por exemplo. Gestantes e todos os que convivem com esses grupos; pessoas que sofreram anafilaxia, após o uso de componentes da fórmula da vacina (em especial os antibióticos neomicina, polimixina e estreptomicina).